Não consigo conter em mim esta alegria!

Crónicas 30 outubro 2018  •  Tempo de Leitura: 4

Estou a viver momentos de felicidade! É verdade. Não consigo conter em mim esta alegria! Perguntar-me-ão as razões. Ok!, direi eu. Primeiro, porque no sábado passado tornou-se público que o novo bispo das Forças Armadas e de Segurança, era o Pe. Rui Valério. Segundo, porque na homilia de domingo, identifiquei-me a 100% com o Papa Francisco.

 

O Pe. Rui Valério é membro da Congregação dos Missionários Monfortinos (SMM), congregação religiosa que, para aqueles que já me seguem aqui no iMissio, é a minha segunda família. O Pe. Rui pode não ter a consciência disso, mas teve um papel importante na minha vida: ajudou-me a tomar uma decisão tranquila, dentro do possível, quanto ao meu futuro, que agora é presente. É um homem muito peculiar. Tem o seu sentir e a sua vivência de fé muito particular. Foi meu colega no tempo do seminário menor, em Fátima e meu confrade (os dois eramos professos religiosos) em Roma. Como todos nós, tem o seu modo específico de viver a fé em Jesus Cristo através da Igreja Católica.  Espero que como bispo, tenha tempo para a escrita, foi um dos votos que lhe formulei. Isto porque o tenho como inteligente. Tenho-o como homem que procura viver o que professa por palavras.

 

Depois tenho a homilia do Papa no domingo. Ao comentar o Evangelho, Francisco falou de três passos fundamentais no caminho da fé: Escutar; Fazer-se próximo e Testemunhar.

 

Hoje em dia fala-se muito de Deus. Mas que Deus é este? Invoca-se Deus para justificar muitas das nossas ações e muitas das nossas opiniões. Até em demasia… Pobre Deus! A gramática comunicativa de hoje é muito distorcida…

 

No Evangelho deste fim de semana vimos um Deus que, antes de falar, Escuta… Depois de escutar vai ao Encontro do outro e renova-lhe a vida. E é isto a que somos convidados a Testemunhar:

 

«Olhemos os discípulos que chamam Bartimeu: não vão junto dele, que mendigava, levar uma moedinha para o contentar ou dar-lhe conselhos; vão em nome de Jesus. De facto, dirigem-lhe apenas três palavras, todas de Jesus: «Coragem, levanta-te que Ele chama-te» (Mc 10, 49). No resto do Evangelho, só Jesus diz «coragem!», porque só Ele ressuscita o coração. No Evangelho, só Jesus é que diz «levanta-te», para curar o espírito e o corpo. Só Jesus chama, mudando a vida de quem O segue, colocando de pé quem está por terra, levando a luz de Deus às trevas da vida.»

 

No final deste mês das missões. No final deste Sínodo dos Jovens, o mais importante é ser TESTEMUNHA deste Deus que a todos ama. E ser testemunha é, antes de tudo, ter a capacidade de escutar o irmão (a pessoa, no sentido laico), na sua realidade concreta e não naquela imaginada por mim.

 

Ora, para perceber essa realidade, tenho que me fazer próximo. Tenho que ter a capacidade de sair de mim próprio, da minha mundivisão e ir ao encontro da realidade que o outro vive. De me colocar na vida do outro, o que não é fácil.

 

E depois, dar a conhecer Jesus Cristo: ELE e não eu! É Jesus que chama! E é n'Ele que o meu testemunho é válido. É n'Ele que a felicidade é verdadeira! É n'Ele que eu, Paulo Victória, espero estar "centrado" para que a minha felicidade seja verdadeira.

 

Faço votos que D. Rui Valério saiba escutar; saiba ir ao encontro dos seus militares e saiba testemunhar este amor que é salvação para todos. E é nesta esperança que vivo esta alegria que não contenho em mim.

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail