A missão de ser

Crónicas 8 outubro 2018  •  Tempo de Leitura: 3

Caídos no chão vemos o céu. Uma vez ensinaram-me que cair era uma oportunidade para ver melhor o céu. Eu perguntava-me na minha inocência:“preciso mesmo de cair para ver o céu?” Repetia-me que não, que não deveria ser preciso, que não deveríamos esperar a chuva para sentir falta do sol, que não deveríamos esperar a vida acontecer-nos para a valorizá-la. Assim sem saber como ou quando lembro-me de ouvir as pessoas para tentar aprender com elas, crescer com elas. Cada ruga, cada marca, cada cicatriz e ferida tem uma história e eu sempre tive curiosidade por conhecer essas histórias, aprender com elas.

 

Ser missionária é isso, é ser, estar e ouvir. Não é necessário descrever-vos as atividades do meu dia-a-dia porque tudo se resume a estar, a ouvir e partilhar não só quem sou mas também o amor que Deus tem por cada uma das pessoas que cruzam o meu caminho e a minha vida. Não há nada que possa afastar-nos do amor de Deus, só nós. Não há obstáculo, ferida, cicatriz grande demais para Deus. Deus ama-nos intensamente e infinitamente tal e como somos. Com tudo aquilo que somos, até com aquilo que detestamos ser. Deus ama cada traço, cada pedaço e acolhe com amor os vícios, defeitos e imperfeições.

 

Ser missionária é acreditar, confiar e viver. Eu abandonei-me a este ideal de um amor maior capaz de salvar o mundo pessoa a pessoa. Eu abandonei-me a este amor, do qual todos nós somos casa, e que ultrapassa cor de pele, religião, nacionalidade, idade ou sexo. O amor une-nos ainda vivamos em guerra. O amor junta-nos ainda que nos separemos vezes infinitas. Para o amor não há guerra impossível de travar.

 

Há dias em que parece tudo demasiado nublado e nem o amor aparece, nem o sol espreita. Ainda assim adormeço iluminada com a confiança que, como a vida me ensinou, “amanhã o sol brilhará quando tudo mudar, amanhã o sol brilhará para te iluminar”. Com este sol amanhece também a confiança de que pouco a pouco, pessoa a pessoa, mesmo com muitas pedras no caminho e de maneiras muito diferentes, juntos estamos a construir um mundo de paz, serenidade e amor. Um mundo em que cada um de nós é uma gota de amor neste imenso oceano de pessoas construtoras de um mundo de paz.

paula ascenção sousa. a minha religião é o amor. cresci católica, descobri-me missionária. acredito e vivo o amor sem rótulos, sem barreiras, para todx. vivo do amor,  por amor e com amor e para amar.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail