Sonhar, amar, viver

Crónicas 1 outubro 2018  •  Tempo de Leitura: 3

Há muita coisa que não nos dizem sobre o amor, sobre a vida e sobre os sonhos. Não sei se para não nos assustar, se para nos poupar ou se para não nos fazer sofrer. Os sonhos valem a pena mas precisamos de ser crianças sempre. Precisamos de nos manter crianças. Se nos deixamos ir pelas obrigações e exigências do mundo dos adultos facilmente somos consumidos por problemas, facilmente começamos a complicar, facilmente sonhamos com o fim-de-semana, a sexta e as férias em vez de fazer da nossa vida de todos os dias a felicidade que sempre quisemos. Tudo na nossa vida tem tanto de bom quanto de mau, tem tanto de positivo como negativo. O que importa é a forma como crescemos, evoluímos e lidamos com isso.


Os sonhos merecem sempre ser concretizados. O amor merece sempre ser vivido. Mas saibamos que o caminho é longo, árduo e difícil. Saibamos que vamos cair e magoar-nos. Saibamos que vai haver muitos momentos em que vamos duvidar de nós, em que vamos achar ser incapazes, em que vamos achar que somos as piores pessoas do mundo. Há muitos momentos em que vamos duvidar de nós e da vida. Há muitos momentos que vamos querer uma vida pacata sem agitação. É muito difícil cumprir os sonhos. É mais fácil ficar sentado no sofá. É mais fácil desistir. É mais fácil tão mais fácil fazer ouvidos moucos a Deus. É difícil quando Deus te fala e te pede que faças o que muitos vêm e poucos têm a coragem para fazer por ser o caminho mais difícil. É tão mais fácil deixar passar a vida em vez de a vivermos.


Mas quem vive não quer outra coisa. Viver, sonhar e amar são vícios sem caminho de retorno. Não há como voltar atrás. Quando vives mesmo que seja árduo a alegria e a felicidade sabe-te tão melhor. Quando amas, nada é melhor que aquele ombro que aquele abraço e que aquele colo. Quando sonhas mesmo que o caminho seja complicado quando vês a felicidade de aos poucos no caminho saber que estás mais perto de lá chegar vais outra vez e esqueces-te o difícil que foi.


É árduo. Não pede um pouco pede tudo, pede-te a ti completa. Exige-te por inteiro. Mas quando te dá também te dá tudo. Quando te dás por completo aos sonhos, ao amor e à vida pode ser árduo, podes ficar ferido, podes errar e ser a pior pessoa do mundo. Podes não saber como raio vai sobreviver mais um dia. Podes adormecer a chorar. Pode ser terrivelmente difícil. Mas ainda assim é doce. Mas quando te recompensa é “cento por uno” como nos repetem por aqui, diariamente. Que seja doce. Que seja o que flor. Que o que for é bom (Daniel Faria).  

paula ascenção sousa. a minha religião é o amor. cresci católica, descobri-me missionária. acredito e vivo o amor sem rótulos, sem barreiras, para todx. vivo do amor,  por amor e com amor e para amar.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail