Jesus não te perde de vista

Crónicas 24 agosto 2018  •  Tempo de Leitura: 2

"«Eis um verdadeiro israelita,

em quem não há fingimento».

Perguntou-lhe Natanael: «De onde me conheces?».

Jesus respondeu-lhe:

«Antes que Filipe te chamasse,

Eu vi-te quando estavas debaixo da figueira».

Disse-lhe Natanael:

«Mestre, Tu és o Filho de Deus,

Tu és o Rei de Israel!»."

João 1,47-49

 

Iniciam-se, oficialmente, na minha tão amável terra, as festividades em honra de São Bartolomeu, mais conhecido por Natanael neste pequeno excerto transcrito do Evangelho deste dia. Decorrem, na minha comunidade paroquial, as festividades em sua honra sempre que os anos são pares, mas todos os anos, neste mesmo dia (24 de Agosto), recordamos o seu encontro com Jesus. 

 

Não deixa de ser tocante que Jesus não perde ninguém de vista, mesmo que num primeiro momento não pronuncie nenhuma palavra. Jesus aguarda pacientemente. Procura o tempo certo para dar voltas e voltas à vida daqueles que se cruzam consigo. Jesus espera para que, no verdadeiro compasso dos nossos passos, possa quebrar todo o nosso ritmo e, assim, de uma vez só mudar a nossa vida do avesso. 

 

A especialidade de Jesus é mesmo esta: esperar do outro lado. Esperar do outro lado o tempo que for preciso. Esperar nas bermas da nossa vida pela oportunidade de deixar tocar o nosso coração com a Sua palavra que sendo verdadeiro Verbo é plena também ela verdadeira Vida. E todos nós sabemos que quando a Vida nos apanha pelos lados dificilmente não nos deixamos levar pelo Seu caminho. 

 

Com Jesus temos a oportunidade de termos um encontro às cegas. Às cegas, porque muitas vezes não o queremos ver. Às cegas, porque muitas vezes não queremos acreditar na Sua verdade. Às cegas, porque muitas das vezes nos recusamos a ver com o coração.

 

Jesus vê-nos sempre. Em toda e em qualquer circunstância. Muito antes de nós O vermos, Jesus já traçou toda a nossa personalidade e já reconheceu a nossa vida. 

 

Não tenhamos medo deste encontro com Ele. Não nos deixemos ficar no "cimo da figueira", nem na "berma da estrada". Saiamos, com todas as nossas dúvidas, para falarmos com Ele. Saiamos, com todas as nossas incertezas, para junto d'Ele reconhecermos que os nossos passos fazem muito mais sentido quando são dados ao Seu ritmo. 

 

Que nunca nos esqueçamos que Jesus nunca nos perde de vista!

Nasceu em 1994. Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Psicólogo no Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante e Coordenador da Pastoral Universitária da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Autor da página ©️Pray to Love, onde desbrava um caminho de encontro consigo mesmo, com o outro e com Deus.

 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail