Porque te refugias, Mundo?

Crónicas 22 junho 2018  •  Tempo de Leitura: 2

Porque te refugias, Mundo?
Sou eu, és tu, somos nós que nos refugiando no nosso umbigo estamos a obrigar que muitos se tornem verdadeiros refugiados.
Não se refugiam da vida, porque dão testemunho de uma vida autêntica, mas a verdade é que não os deixamos viver. Não lhes damos a devida dignidade.
Refugiam-se, porque não têm quem lhes termine a guerra. Refugiam-se, porque não têm quem lhes dê o devido valor. Refugiam-se, por destruírem todos os seus sonhos. Refugiam-se, porque vivem num mundo onde o massacre, o desrespeito e o dinheiro são idolatrados. Refugiam-se, porque não têm quem lhes olhe, quem lhes abrace e quem lhes acolha possibilitando uma vida sem mais fugas.
Não podemos continuar a fugir da humanidade a que todos somos chamados a defender. Temos a obrigação de sair do nosso conforto, para que a única oferta, àqueles que pedem uma oportunidade, não seja apenas uns meros metros quadrados regidos por imensas regras sem que possam viver a sua liberdade.
Os tempos mudaram e continua a não valer tudo, no entanto permanece a premissa de que todos valem. Todos, sem exceção! Por isso, temos de sair para o mundo causando a diferença que queremos, levando a nossa presença como sinal de ajuda e de verdadeira humanidade.
Não nos refugiemos mais. Não deixemos que o medo nos atormente. Não fujamos das nossas responsabilidades como verdadeiros cidadãos do Mundo!
E para isso, devemos começar pelo nosso meio. Comecemos, efetivamente, pela nossa casa para que a nossa forma de ser e de estar inquiete aqueles que connosco vivem e convivem.
Façamos da nossa vida uma verdadeira missão. Não uma missão para bendizer a nossa condição, mas para que seja fruto de uma verdadeira salvAção!
Que a nossa vida de cristão seja de permanente missão para uma verdadeira humanização.

Nasceu em 1994. Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Psicólogo no Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante e Coordenador da Pastoral Universitária da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Autor da página ©️Pray to Love, onde desbrava um caminho de encontro consigo mesmo, com o outro e com Deus.

 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail