Onde está o teu irmão?

Crónicas 18 junho 2018  •  Tempo de Leitura: 2

O que sentimos quando o mundo nos cai em cima? O que sentimos quando o nosso mundo desaba? Quando tudo à nossa volta parece desmoronar-se? O que sentimos quando isso se passa com o outro que mora no mundo que é o nosso coração? Na bíblia há uma frase que diz: “Onde está o teu irmão, Abel?”Abel significa frágil. Então verdadeira pergunta subliminar é onde está o teu irmão frágil? Aí deve estar o teu coração. Quando há um irmão, há um inquilino do teu coração que sofre, és tu quem sofre. Nesse momento deixa de ser ele quem sofre. Sou eu. As suas dores são as minhas. Ser amigo, a “amorzade”que António lobo Antunes fala é dividir o coração. É quando o teu coração deixa de te pertencer para ser de outras pessoas e juntos multiplicam a felicidade e dividem as tristezas. Ser amigo assim é saber que nunca estás sozinho. Por vezes, tantas vezes, habitamos o silêncio e o espaço. Ser amigo é partilhar as dificuldades. É saber que aquela pessoa com as suas dificuldades, com os seus defeitos e características é meu irmão, caminha comigo. É dividir a cruz com ele. É saber a dor nas suas palavras e essa dor fazer também de ti casa, simplesmente porque o amor.

 

José Tolentino Mendonça escreveu que “nenhum caminho será longo ao lado do teu amigo” desde que estou em missão que sinto isso em cada dia. Desde que estou em missão que sei que “nenhuma distância é melhor que perto” que estar a abraçar, a fazer cafuné, a fazer companhia, a caminhar junto. A simplesmente estar lá todos os dias. Acompanhar em passo, alegrarmo-nos e entristecer-nos juntos. Chorar até não podermos mais. Amar é partilhar é dar o nosso tudo em cada momento.

 

Mas o amor, essa força que faz mover o mundo, os planetas e o universo é também a força capaz de nos fazer sentir irmãos. Para o amor não há desafio que seja impossível de ultrapassar. O amor simplesmente é e sendo faz-nos ser capazes do mundo pelo outro. O amor faz-nos rezar com a vida que tal como escreve Daniel Faria: “o que for será bom, é tudo”.

paula ascenção sousa. a minha religião é o amor. cresci católica, descobri-me missionária. acredito e vivo o amor sem rótulos, sem barreiras, para todx. vivo do amor,  por amor e com amor e para amar.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail