As «vacinas religiosas» (2)

Crónicas 5 junho 2018  •  Tempo de Leitura: 4

Para continuar com esta crónica, entendo necessário salientar três tópicos essenciais da anterior:

 

Primeiro. Todos sabemos que, cada vez mais e infelizmente, os sacramentos são pedidos por costume ou tradição. Para muitos cristãos ter os sacramentos é como "ter as vacinas em dia" para nenhum mal nos pegar ou doença atacar.

 

Segundo. Sabemos também que a validade dos sacramentos não depende da santidade do celebrante, nem da vontade de quem os recebe, mas da obra redentora de Jesus Cristo.

 

Terceiro. É preciso reelaborar esta pastoral  dos sacramentos na perspetiva das crianças e, fundamentalmente, na perspetiva dos cristãos adultos. Porque são os pais ou os avós, que muitas vezes se preocupam com a sua administração.

 

Os sacramentos sempre se entenderam como "consequência" do anúncio da Palavra de Deus. Depois de a ouvir e meditar, celebro-a nos sacramentos.  Porém, a catequese, que é a expressão privilegiada da evangelização, se é importante para as crianças, adolescentes e jovens que se preparam para os sacramentos, já dificilmente chega aos adultos.

 

E o que fazer das crianças que os pais já nem levam à catequese? Que não falam de Deus nas suas famílias? E se uma dessas crianças, mesmo assim, nos pedirem os sacramentos?

 

No meu dia a dia deparo-me com muitos destes casos. Aliás, é motivo de partilha entre amigos que trabalham como leigos na evangelização quer na escola, quer no acompanhamento de grupos juvenis que não estão ligados a movimentos religiosos ou paróquias católicas. As crianças não frequentam a catequese porque os pais não a entendem como necessária para a formação nem como importante para a felicidade dos filhos. No entanto, essas mesmas crianças pedem-nos os sacramentos. Qual é o procedimento a ter? Enviá-las para as paróquias. E é aqui que nos deparamos com um "saco" de complicações...

 

A nossa Igreja ainda vive "agarrada" ao território paroquial como se de um feudo se tratasse. Muitos dos nossos párocos, em vez de procederem a um acolhimento verdadeiramente cristão, "debitam" uma série de procedimentos a cumprir. Não percebem que estas crianças, ao pedirem os sacramentos, já estão a agir "à revelia" dos seus pais. Se antes já não participavam na vida paroquial, não vai ser agora, com idades inferiores aos 10 anos, que o vão fazer...

 

Esta exigência, já prescrita em normas e regulamentos diocesanos, asfixiam qualquer semente que caia em terra fértil. É uma "seleção pastoral" que deixa muitas crianças de fora. É um "projeto de saúde" que esquece aqueles que não seguem "à risca" o plano de "vacinação religiosa"...

A alternativa a esta "pastoral autoritária" é uma pastoral individualizada, muitas vezes com conversas informais, sem pressas, mas sérias e empenhadas na consciencialização da importância dos sacramentos para a felicidade das crianças. É curioso que este trabalho feito com os adultos é um dos pontos propostos para o próximo Sínodo dos bispos «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional», e que se realiza entre 3 e 28 de outubro de 2018.

 

Os cristãos, padres e leigos empenhados nas paróquias, têm que perceber que é necessário dar espaço à ação do Espírito Santo que "sopra como quer e onde quer"... Têm que perceber que «o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado...».

 

p.s.: Aconselho a leitura do comentário às leituras deste fim de semana de D. António Couto.

 

Uma semana sabática.

 

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail