Sempre que amamos somos missionários

Crónicas 21 maio 2018  •  Tempo de Leitura: 2

Os discípulos de Emaús reconheceram a Jesus no partir do pão. Mas, e nós? Somos capazes de reconhecer a Deus quando o encontramos? Somos capazes de ver a Deus quando nos cruzamos com ele pelas ruas e esquinas da vida? Ou desviamo-nos?


Um destes dias estava tão cansada que tudo o que me apetecia era deitar-me na cama e ficar a dormir a sesta. Mas, Deus, como sempre, chamava-me a partir. Respirei fundo, encontrei coragem e pus-me a caminho. Fui e o cansaço tornou-se felicidade. Não só minha, mas de todos aqueles que se alegraram com a minha presença. Entre essas pessoas há um senhor que se aproxima e repete inúmeras vezes: “Obrigada”. Naqueles olhos, como em tantos outros em outros momentos, vi a Deus. Vi Deus a agradecer-me por ter vencido o cansaço, deixado o sofá e vindo ao seu encontro.


Ter coragem de encontrar a Deus por vezes começa com o simples gesto de levantarmo-nos do sofá e partir. Pormo-nos a caminho e entregarmo-nos em a cada pessoa, a cada atividade e a cada visita. A missão não tem data ou hora marcada. Quando dizemos sim à missão. Dizemos sim com a nossa vida toda. A missão simplesmente é a nossa vida toda. Deus convida-nos a fazer da vida a missão. Deus convida-nos a fazer da vida uma verdadeira missão de tal maneira que os outros, olhando-te e escutando-te possam ver em ti as palavras e obras de Jesus Cristo.. Façamos Jesus Cristo verdadeiramente presente em cada dia, em cada projeto.


Lembremo-nos que Jesus nos diz que “saberão que são meus discípulos se vos amardes uns aos outros”. Amemos. Amemos como outro é, e não como queremos que seja. Amemos quem cruza o nosso caminho. Amando fazemos da missão a nossa vida toda. Isto, porque ser missionário é responder com a vida a um convite para amar para a vida toda. Quando a amamos dizemos novamente o nosso sim à missão. Quando amamos reconhecemos a Deus na vida, no mundo e nas pessoas. Quando amamos o mundo somos capazes de ver nele a Deus. Quando amas tornaste, em cada gesto, em cada beijo e em cada abraço, fonte de amor para os outros. Sempre que amas és missionário.

paula ascenção sousa. a minha religião é o amor. cresci católica, descobri-me missionária. acredito e vivo o amor sem rótulos, sem barreiras, para todx. vivo do amor,  por amor e com amor e para amar.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail