Não vale tudo!

Crónicas 20 abril 2018  •  Tempo de Leitura: 2

Está incutida a lei do "vale tudo". Não é valorizado o caminho, mas a rapidez de execução. É distinguido todo aquele que ultrapassa a qualquer custo, todo aquele que, sedento pela competitividade e a ganância, vai perdendo a noção da humanidade e da vida que acontece no outro.
Vai valendo tudo para atingir fins, mesmo que os meios sejam o "atropelamento" de pessoas, mesmo que os meios sejam a ignorância da dignidade a que todos têm direito.
Vai valendo tudo para maldizer e se vangloriar desrespeitando a história e as vivências de cada um. Vai valendo tudo para que reine uma ideia, abstrata e sem fundamento, a que muitos intitulam de progressismo social e humano.
Como pode haver tal progresso, se não se respeita a dignidade da vida humana?
Como pode haver tal progresso se não se entra, verdadeiramente, nas dores, nas preocupações e inquietações de cada um?
Como pode haver tal progresso, se o dinheiro, o poder e a guerra continuam a valer muito mais do que qualquer vida?
O progressismo que há muito necessitamos é-nos apresentado numa Boa Nova. Numa Boa Notícia vivenciada ao máximo por um Nazareno que há muito percebia que a complexidade da vida humana era resolvida na união, na partilha e na doação.
Com Jesus não valia tudo, mas valiam todos. Esta é a grande máxima para um progressismo que não se centra no poder, mas sim na certeza de que todos têm lugar independentemente dos poderes que se queiram impor.
A verdade que tem de ser proclamada é de que não vale tudo em nome de um qualquer deus (dinheiro, poder, ganância, inveja, guerra).
A verdade é que em qualquer parte do mundo todos devem ser ouvidos, todos devem ser respeitados para que, através da construção humanitária, surja a revelação da divindade existente na humanidade: a certeza de que somos capazes de fazer paz, não matando, mas dando vida a cada um!
Enquanto valer tudo, não haverá lugar para nos centrarmos nas verdadeiras necessidades do Homem.
Continuando com o vale tudo, tudo se perderá…

Nasceu em 1994. Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Psicólogo no Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante e Coordenador da Pastoral Universitária da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Autor da página ©️Pray to Love, onde desbrava um caminho de encontro consigo mesmo, com o outro e com Deus.

 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail