Parar, olhar e regressar!

Crónicas 16 fevereiro 2018  •  Tempo de Leitura: 2

"Para, olha e regressa."

Papa Francisco

 

Está iniciado mais um tempo quaresmal. Estamos, uma vez mais, de partida. 

Estamos de volta para Ele. Sim, este é o tempo de atravessarmos o nosso deserto para ficarmos voltados para Aquele que nunca se cansa de nós. 

Não é tempo de muitas festas, mas também não somos convidados a viver em sofrimento. Somos, isso sim, a andarmos de esperanças. Somos desafiados a juntar tudo aquilo que temos e que somos para levarmos até ao Pai. 

Esta é a altura em que lhe levamos, sem vergonha e com um coração autêntico, todas as nossas dúvidas, todas as nossas dores, todas as nossas inquietações, todos os nossos caminhos, todas as nossas alegrias e dores, todas as nossas lágrimas como sinal de vida, todos os nossos olhares perdidos, ao fim e ao cabo, voltamos à Sua casa com tudo aquilo que somos. 

É tempo de parar para conhecer a nossa história. É tempo de parar para conhecer intimamente a Sua história. É tempo de parar para perceber onde a Sua história se entrelaça com a nossa vida. É tempo de parar para que sinta a vida que acontece em mim e nos outros. 

É tempo de olhar para o mundo. É tempo de olhar para as nossas necessidades. É tempo de olhar para aquilo que temos vindo a construir. É tempo de nos olharmos ao espelho para sentirmos a Sua presença. É tempo de olhar o outro para que não o desprezemos. É tempo de olhar com tempo tudo e todos. 

É tempo de regressar. É tempo de regressar para aquilo que somos e não para aquilo que os outros projetam em nós. É tempo de regressar aos Seus braços sem máscaras. É tempo de regressar, porque somos constantemente "filhos pródigos" com imensa "fome" do Pai. 

Parar, olhar e regressar: só assim podemos atravessar os nossos desertos!

Nasceu em 1994. Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Psicólogo no Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante e Coordenador da Pastoral Universitária da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Autor da página ©️Pray to Love, onde desbrava um caminho de encontro consigo mesmo, com o outro e com Deus.

 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail