Somos a felicidade que construímos

Crónicas 22 janeiro 2018  •  Tempo de Leitura: 2

Vivemos no agora. Queremos muito cumprir os nossos sonhos ou atingir aquele objetivo mas queremos agora, não depois. Isto, porque depois é tão tarde e tão longe que senão o conseguimos neste agora damos por nós tristes e a querer desistir. Precisamos de saber esperar. Diz o povo que quem espera sempre alcança ainda que desespere. Precisamos de aprender o dom da espera. Porém, não fiquemos parados nessa espera, pelo contrário construamos! Vamos construído esse caminho até onde planeamos chegar.

 

Somos o que construímos. Façamos então do nosso caminho a felicidade em construção. Não tenhamos vontade de chegar rápido ao final. Não queiramos chegar rápido à meta. Tinha eu treze anos quando escutei uma senhora dizendo-me: “as pessoas têm pressa de crescer. Depois têm pressa de aprender. Pressa de namorar. Pressa de casar. Pressa de ter filhos. Vivem a vida com tanta pressa que até se esquecem de saborear a vida e ser feliz”. Vivamos sem pressa de chegar, sabendo esperar. Saboreemos cada passo e momento. A felicidade não está em casar, namorar, licenciar-nos ou ter filhos mas sim no caminho, na construção que fizemos até lá chegar. Precisamos da serenidade, da calma, da paz de saber esperar. Precisamos de viver essa espera, esse caminho de uma forma serena e alegre.

 

Miguel Araújo escreveu numa das suas crónicas à visão: “vivemos num tempo em que se fica com a ideia que temos que escolher aquilo que é melhor para nós, aquilo que mais nos agrada. Mas isso é o grande engano dos nossos dias. Temos é que deixar que seja a vida a escolher-nos para aquilo que for melhor para os outros.” Vivamos. Vivamos de forma calma, serena e paciente. Vivamos fazendo alguns planos mas deixando sempre que a vida nos diga os planos que tem para nós. Por vezes, fazemos tantos planos para vida que nos esquecemos de dar espaço à vida e a Deus para que nos mostrem os maravilhosos planos que têm para nós. Deus tem um plano de felicidade e de amor para cada um de nós. Deus tem paraísos planeados para nós. Vivamos sabendo reconhecer que somos a felicidade que construímos em cada passo.

paula ascenção sousa. a minha religião é o amor. cresci católica, descobri-me missionária. acredito e vivo o amor sem rótulos, sem barreiras, para todx. vivo do amor,  por amor e com amor e para amar.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail