Vídeo do Papa: Diálogo e Reconciliação no Oriente Médio

Vaticano 5 novembro 2019  •  Tempo de Leitura: 2

Em "O Vídeo do Papa" do mês de novembro, Francisco ressalta a convivência entre as comunidades no Oriente Médio, pedindo a todos os católicos que rezem por um diálogo genuíno entre elas. Para o Santo Padre, a busca de unidade entre cristãos, judeus e muçulmanos “é baseada em laços espirituais e históricos".
 
O termo "Oriente Próximo" (para europeus) ou "Oriente Médio" (para anglo-saxões) serve para nomear uma área geográfica a leste do Mediterrâneo. O Papa Francisco enfatiza que existem muitas comunidades cristãs, judaicas e muçulmanas "trabalhando pela paz, a reconciliação e o perdão". Tendo em conta tal realidade, ele pede que a busca de diálogo e unidade dentro de cada uma dessas comunidades seja realizada sem temer as diferenças.

 
A delimitação exata do Oriente Médio não tem limites precisos. Segundo algumas fontes, essas terras geralmente incluem os países do Bahrein, Egito, Chipre, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Catar, Arábia Saudita, Síria, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Iêmen e Palestina. Segundo relatos recentes, os muçulmanos representam pouco mais de 93% da população da região. A comunidade cristã, por outro lado, representa aproximadamente 5%; e a judaica, que está concentrada principalmente em Israel, é de quase 2%.
 
Durante sua visita a Bari em julho de 2018, o Papa Francisco também mencionou a importância da reconciliação quando se dirigiu aos cristãos do Oriente Médio com as seguintes palavras: “A paz não virá graças às tréguas sustentadas por muros e testes de força, mas pela vontade real de ouvir e dialogar”.

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail