Tolentino: “Papa Francisco é um pastor com o cheiro do rebanho”

Vaticano 13 julho 2018  •  Tempo de Leitura: 2

“O Papa Francisco pede a todos nós e pede à igreja uma conversão ao Evangelho, e isso é sempre uma redescoberta daquilo que é essencial, daquilo que é o mais profundo”, diz à VATICAN NEWS D. José Tolentino Mendonça.

 

O sacerdote madeirense foi nomeado pelo papa no passado dia 26 de julho novo arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica, elevando-o ainda à dignidade de arcebispo.

 

O vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa que orientou este ano o retiro de Quaresma do Papa Francisco e da Cúria Romana, vai ser ordenado bispo no próximo dia 28 deste mês, no Mosteiro dos Jerónimos.

 

Uma celebração que será presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa e que terá como bispos co-ordenantes o cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e D. Teodoro de Faria, bispo emérito do Funchal.

 

Sobre a sua nomeação, D. José Tolentino Mendonça diz que “foi uma surpresa muito grande o convite do Santo Padre”, mas que acolhe “com sentido de obediência e de entusiasmo pelo desafio que ele me fez”.

 

Já no contexto da sua nova missão na igreja, que terá início a 1 de setembro, o padre português lembra que “uma biblioteca é um lugar onde o futuro encontra as suas raízes”, e isso é muito importante para “a história da igreja, mas também para a história da própria humanidade”.

 

O futuro prelado acentua a “cultura como uma aliada natural da própria fé e do dinamismo da Evangelização”, e alerta para o grande perigo que é sempre um certo reducionismo” neste contexto do diálogo fé e cultura.

 

“O mundo atual tem muita sede e penso que o Papa Francisco nos tem ajudado muito a valorizar a sede que há no coração humano”, sublinha.

 

Ao portal da Santa Sé, D. José Tolentino Mendonça lança ainda um olhar para o pontificado de Francisco, e deixa uma palavra de “gratidão a Deus por nos ter dado um Pastor, um Pedro que está próximo do rebanho e que traz consigo o cheiro das ovelhas”.

Vatican News é um serviço informativo realizado pelas mídias da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail